Domo SPADA no Rock in Rio 2022 – Espaço Festival The Town

Os DOMOS SPADA deram vida ao espaço para promover experiências únicas no The Town.

O espaço The Town deu a oportunidade ao público do Rock in Rio a ter um gostinho do maior festival de música, arte e cultura de São Paulo que acontecerá em 2023.

O início da jornada com destino para o mundo The Town, inicia-se com o Domo SPADA externo que impacta visualmente o público, especialmente durante a noite com iluminação, que instiga a imaginação e curiosidade. Por fim, ao chegar no destino no Domo SPADA principal, o público entra em uma redoma com experiências únicas que só existem no mundo The Town. 

Pense grande, destaque seu evento com os DOMOS SPADA.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: DOMOS SPADA – ESPAÇO THE TOWN

-Domo externo: 25m de diâmetro (490 m²)

-Domo interno: 20m de diâmetro (314m²)

Estrutura:
Os Domos Geodésicos fabricados pela SPADA têm estruturas em perfis de aço, seguindo as mesmas normas de cálculos de engenharia aplicadas para edificações permanentes (NBR-6120, 6123 e 8800), e podem suportar ventos de até 50m/s ou 180km/h.
Os Domos da SPADA são baseados em Icosaedros e Octaedros, com frequências partindo de 3V no Icosaedro de 6M e, chegando em 14V para o Octaedro de 30M.
Projetos especiais podem ser fabricados conforme a necessidade do projeto, com opções em alumínio, aço inox ou aplicação de pintura eletrostática personalizada.

Cobertura:
A cobertura padrão é em lona vinílica branca de alta resistência com filme blackout.
Para projetos exclusivos, pode ser confeccionada em materiais especiais como nylon poliéster, PVC transparente, sombrite, lona impressa ou Lycra tensionada.

Instalação:
Os Domos Geodésicos podem ser montados em praticamente qualquer tipo de local, bastando que o terreno seja plano, e que a estrutura seja fixa e ancorada adequadamente.
Por serem leves, e completamente desmontáveis, as estruturas geodésicas têm baixo volume de transporte e são de fácil manuseio. O que permite montá-las e locais de difícil acesso como coberturas de edifícios, ambientes internos que não permitem acesso de caminhões e máquinas pesadas, ou até mesmo em locais remotos como montanhas isoladas.

O que são Domos Geodésicos/Cúpulas Geodésicas?

O que é um Domo Geodésico?

O Domo Geodésico, também conhecido como Cúpula Geodésica ou Tenda Geodésia, é uma cobertura em formato esférico, estruturada com diversas barras de ferro unidas formando triângulos agrupados em pentágonos e hexágonos.

História das Geodésicas

Acredita-se que as Geodésicas são conhecidas e utilizadas pela humanidade desde a idade antiga. Porém, só em meados de 1950 o arquiteto e inventor norte-americano, Robert Fuller Buckminster, conseguiu desenvolver modelos matemáticos para definir a geometria das Geodésicas partindo da observação microscópica dos formatos de vírus e cristais do corpo humano. Com seu novo modelo de cálculo, Buckminster possibilitou a fabricação em escala industrial das estruturas geodésicas. Em 1967 foi realizado seu primeiro grande projeto: a construção da famosa Biosfera de Montreal que media 76 metros de diâmetro.

Ao desenvolver seu modelo matemático, um dos objetivos de Fuller era conseguir maior eficiência, mais resistência, rapidez na montagem, custo reduzido e baixo impacto ambiental ao utilizar menos materiais, em comparação a uma estrutura convencional.

Desde então o Domo Geodésico é utilizado mundialmente em construções para diversas finalidades, desde residências, instalações militares, até grandes espaços para eventos. Hoje as Geodésicas mais famosas do mundo são as do Epcot Center na Disney World (Bay Lake/EUA), Amazon Spheres (Seattle/EUA), e a Biosfera de Montreal (CA).